O câncer de colo do útero tem sido responsável pela perda de inúmeras vidas femininas em todo o mundo, resultando em aproximadamente 530 mil mortes. Este tipo de câncer é particularmente comum entre as mulheres da América Latina, mas por que isso acontece?

Recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) divulgou uma descoberta alarmante: as mulheres latinas, bem como aquelas do Caribe, estão enfrentando sérios riscos.

Incidência do câncer de colo do útero

A cada ano, cerca de 56 mil novos casos de câncer de colo do útero são registrados, levando a aproximadamente 28 mil mortes. Quando incluímos Canadá e Estados Unidos, esses números aumentam para 72 mil diagnósticos e 34 mil óbitos.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que ocorrerão 16.370 novos casos e mais de 6 mil mortes decorrentes desse tipo de tumor. Infelizmente, as mulheres da região Norte do país são as mais afetadas, seguidas pelas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Apesar de trazer à tona a triste realidade do câncer de colo do útero, esta matéria também oferece esperança: a prevenção da doença é possível! Portanto, se você deseja conhecer os sinais dessa enfermidade para se proteger, acompanhe este artigo até o final.

Corrimento vaginal anormal

Qualquer alteração no corrimento vaginal, como coloração marrom e odor desagradável, deve ser investigada por um ginecologista. É importante realizar exames para determinar a causa dessas modificações, pois não é possível tirar conclusões sem uma análise apropriada.

Sangramento vaginal sem motivo aparente

Sangramentos entre os períodos menstruais ou durante as relações sexuais são sinais de alerta. Caso você perceba essa alteração, não hesite em consultar um ginecologista, pois quanto mais cedo essa mudança for identificada, melhor será para a sua saúde.

Perda de peso inexplicada