Acordar com a boca seca, ou mesmo com a garganta árida e dolorida, lábios ressecados e saliva grossa ou ausente, são sinais de que sua saúde precisa de atenção médica!
A desidratação é a causa mais comum do ressecamento na boca, e pode ser facilmente resolvida com o aumento da ingestão de líquidos. No entanto, se o problema persistir, a boca seca pode ser um sintoma de problemas físicos, tais como:
- Alterações hormonais, especialmente em mulheres durante a menopausa ou gravidez.
- Diabetes ou efeitos colaterais de medicamentos para tratar a doença.
- Inflamações na tireoide.
- Deficiência de vitamina A ou do complexo B.
- Doenças autoimunes.
- Problemas respiratórios.
- Apneia do sono.
Para tratar a boca seca, o primeiro passo é procurar um médico clínico geral, que fará uma série de perguntas sobre a saúde, hábitos de vida e alimentação do paciente, a fim de determinar a causa do problema e o tratamento mais adequado.
Em alguns casos, exames de sangue podem ser solicitados para avaliar a necessidade de suplementação de vitaminas e medir os níveis hormonais.
Gestantes que acordam com a boca seca são aconselhadas a aumentar a ingestão de água durante a gravidez, já que o corpo necessita de mais água para produzir a placenta e o líquido amniótico.
Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e parar de fumar também podem ajudar a controlar o ressecamento na boca. Em situações mais complexas, um nutricionista pode ser recomendado. Se necessário, o médico pode encaminhar o paciente a um otorrinolaringologista ou ortodontista.