Quem nunca se deparou com o desconforto de esbarrar em um móvel da casa ou, distraído, acabou batendo o braço na maçaneta da porta? No momento, a única sensação é a dor, mas depois de algum tempo, surgem as manchas roxas, algo muito comum. No entanto, é importante ficar atento quando essas manchas aparecem sem uma lesão externa, como alerta a médica hematologista Dra. Aruana Legnani Mohr.
As manchas roxas na pele, chamadas de equimoses, ocorrem devido ao extravasamento de sangue na pele devido ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos. “Quando ocorre uma pancada, esses vasos se rompem. Como não há um corte na pele, o sangue não escapa, mas vaza internamente, causando os hematomas na pele”, esclarece a especialista.
A Dra. Aruana enfatiza que nem sempre essas manchas indicam doenças ou problemas no sangue, mas é importante estar alerta para qualquer sinal de anormalidade. “Elas podem ser causadas por traumas ou pancadas, mas também podem surgir espontaneamente devido à fragilidade dos vasos sanguíneos. Em outros casos, podem estar relacionadas a alterações nas plaquetas ou na coagulação do sangue.”
Manchas que aparecem sem motivo aparente exigem atenção especial. “Doenças como leucemia, cirrose e outras condições do fígado podem provocar esse tipo de mancha. Vale ressaltar que essas manchas também podem surgir em áreas do corpo onde é praticamente impossível bater, como peito e ombros”, alerta a especialista.