Você tem percebido um odor mais forte do que o habitual na região da virilha? A área íntima, incluindo a virilha, tem odores naturais característicos que devem ser encarados como algo normal.

Contudo, quando o odor na virilha se torna excessivamente forte, pode ser um sinal de problemas de saúde causados por infecções virais ou bacterianas, ou talvez esteja relacionado ao suor excessivo e à higiene inadequada.

Nesse cenário, é importante estar alerta e investigar as causas junto ao seu ginecologista, no caso das mulheres, ou ao urologista, no caso dos homens. Após descartar problemas mais sérios, o mau cheiro pode ser causado pela bromidrose, uma condição em que o suor é produzido com um odor intenso, muito comum nas axilas, pés, mamilos e também na região genital e virilha.

Os tratamentos variam desde ajustes nos hábitos até o uso de antibióticos e, em casos extremos, cirurgias.

Compreenda melhor as causas do odor na virilha tanto em mulheres quanto em homens!

O que é bromidrose? Bromidrose é o termo usado para descrever o mau cheiro resultante do suor no corpo, frequentemente presente nas axilas, plantas dos pés e na virilha. Ainda que o suor na virilha possa não ser visível, mesmo em pequenas quantidades, frequentemente é suficiente para ser categorizado como bromidrose na região.

Esse mau cheiro ocorre devido à produção de suor pelas glândulas sudoríparas apócrinas, presentes nessas áreas.

Esse suor contém água, sais minerais e outras substâncias, incluindo resíduos celulares que são degradados por bactérias da pele. Essas bactérias, ao se alimentarem do suor, causam o odor desagradável.

Quando o odor é forte, pode ser considerado patológico, especialmente se começar a causar desconforto significativo e interferir nas interações sociais, levando a situações constrangedoras.