A Psoríase carrega consigo estigmas, apesar de não ser contagiosa, muitas pessoas ainda sentem repulsa, apreensão ou medo de estar em contato com aqueles que sofrem dessa condição. Por conta disso, muitos indivíduos podem se sentir isolados e alguns podem até desenvolver problemas psicológicos.
Com isso em mente, buscamos esclarecer algumas dúvidas sobre essa condição que afeta tantas pessoas ao redor do mundo. Confira!
O QUE É PSORÍASE? A psoríase é uma condição de pele autoimune, inflamatória e não contagiosa. O próprio sistema de defesa do corpo começa a atacar as células da pele por razões diversas, resultando em lesões. Ela afeta pessoas de todas as idades e ambos os sexos, sendo mais comum em adultos jovens.
A causa exata ainda não é conhecida. Sabe-se apenas que está relacionada a fatores genéticos e imunológicos individuais.
TIPOS DE PSORÍASE Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de condição e sua gravidade. Conheça alguns tipos de psoríase:
PSORÍASE EM PLACAS OU VULGAR: Esta é a forma mais comum, representando 90% dos casos. Afeta principalmente o couro cabeludo, cotovelos, joelhos e costas, resultando em lesões avermelhadas e elevadas, cobertas por escamas esbranquiçadas.
PSORÍASE UNGUEAL: As lesões aparecem nas unhas das mãos e dos pés, levando a um crescimento desigual. As unhas podem ficar deformadas e mudar de cor.
PSORÍASE PALMOPLANTAR: As palmas das mãos e as solas dos pés são afetadas por placas.
PSORÍASE INVERTIDA: As manchas vermelhas afetam áreas do corpo que tendem a suar mais (axilas, sob os seios, virilha e dobras dos joelhos e cotovelos).