Onicofagia é o termo técnico utilizado na medicina para descrever o hábito de roer as unhas, seja das mãos ou até mesmo dos pés. Em alguns casos, esse comportamento não se limita apenas a roer as unhas, podendo também envolver a mordida das pontas dos dedos.
Este hábito é amplamente disseminado na sociedade global, afetando cerca de 29% da população total, e pode ou não estar relacionado a fatores cientificamente explicáveis. Nem sempre o ato de roer as unhas está ligado a algum distúrbio psicológico, podendo, em alguns casos, ser resultado de imitação, especialmente por parte de crianças que imitam adultos com essa prática.
Geralmente iniciando por volta dos quatro a cinco anos de idade, o hábito de roer unhas é mais prevalente durante a adolescência, muitas vezes devido a fatores hormonais, e pode persistir ao longo da vida.
Algumas pessoas levam esse hábito a extremos, chegando a machucar a pele dos dedos e até mesmo a base das unhas (cutícula), o que pode abrir caminho para infecções. Na maioria das vezes, quem tem o hábito de roer unhas também pode necessitar de tratamentos ortodônticos.