As traças encontradas em casa são insetos que não representam riscos à saúde, mas podem causar danos materiais, principalmente em roupas e livros. De acordo com Andreia Evaldt, professora de entomologia agrícola da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), existem duas espécies que geralmente são encontradas nas residências: a Lepisma saccharina, também conhecida como peixinho-prata, e a Phereoeca uterella, que na maioria das vezes é vista na forma jovem, grudada na parede e dentro da pupa (casulo).

A primeira espécie se alimenta de açúcar e celulose, sendo comum sua presença ser notada em livros, documentos e álbuns de papel, que ficam com “rastros” do inseto. Já a segunda tem preferência por tecidos de algodão e lã, podendo danificar roupas e cobertores.

A professora exemplifica que, às vezes, quando uma pessoa guarda uma peça no armário por muito tempo, pode encontrar as traças em casa, e a roupa estará cheia de furinhos.

O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas, gavetas, frestas de pisos, rodapés, paredes e cantos da casa.