Certamente você já sabe que o fígado é um órgão extremamente importante para o bem-estar do seu organismo. Ele é responsável pela desintoxicação do corpo, além de participar de vários processos enzimáticos fundamentais para a saúde.

Entretanto, ele pode ser afetado pelo sedentarismo, má alimentação, consumo de álcool, tabaco, causando assim o chamado “fígado gordo”. Segundo o Ministério da Saúde, a presença de gordura no fígado é normal, porém, quando este índice chega a 5% ou mais, o quadro deve ser tratado o mais brevemente possível. Caso não seja tratado corretamente, pode-se provocar a médio e longo prazo uma inflamação capaz de evoluir para problemas mais graves, como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.

Em casos mais críticos, o transplante pode ser a única solução para reverter esse quadro. Porém, como não existem medicamentos específicos para gordura no fígado, o tratamento geralmente é feito mediante mudanças no estilo de vida. Dessa maneira, cada vez mais pessoas têm procurado dietas para desintoxicação que ajudam a combater o fígado gordo.

Uma receita capaz de ajudar a eliminar essa gordura é limão com hortelã. O limão é excelente para tratar problemas hepáticos, pois fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do fígado, como a vitamina C, que fortalece as defesas e combate vírus e bactérias. Além disso, o limão atua como um depurador, auxiliando na desintoxicação do corpo e combatendo os radicais livres que atacam as células. Também age como agente alcalino, restaurando o equilíbrio do pH do corpo e protegendo o organismo contra radicais livres.