A salsa é uma planta aromática cujas propriedades nos oferecem inúmeros benefícios.
Dentre eles, destacamos sua capacidade de ajudar a purificar órgãos vitais, sendo especialmente útil no tratamento e controle da hipertensão, além de ser um potente antioxidante.
Neste artigo, focaremos principalmente nas propriedades deste condimento, em seus usos e nos benefícios que pode oferecer à nossa saúde, bem como na forma como podemos consumi-lo em nossas refeições.
Quais usos podemos dar à salsa?
Além de ser uma erva aromática muito utilizada em diferentes receitas culinárias e apreciada por renomados chefes de todo o mundo, a salsa também possui diversos usos medicinais.
Um dos destaques é seu papel como tratamento natural para a limpeza dos rins, graças às suas propriedades diuréticas, que estimulam a função renal e facilitam a eliminação de líquidos do organismo.
Outra aplicação comum é o tratamento e melhoria da hipertensão e da osteoporose.
A salsa é rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo e enxofre. Seu alto teor de ferro torna seu consumo recomendado para pessoas que sofrem ou têm predisposição à anemia e/ou anorexia, bem como para aqueles que enfrentam fraqueza, fadiga ou cansaço físico.
Podemos consumir a salsa crua em saladas ou em infusões.
Como mencionado anteriormente, seu teor de cálcio a torna útil no combate à osteoporose, sendo também recomendada para crianças e atletas a fim de fortalecer os ossos, uma vez que essas pessoas estão sujeitas a um esforço maior.
A salsa também auxilia na digestão, sendo aconselhável tomar uma xícara de sua infusão antes das refeições para garantir uma boa digestão, evitando espasmos intestinais, digestão lenta e prisão de ventre.