Você deve saber que manchas não são todas iguais e podem representar uma variedade de condições, desde uma queimadura de limão até um câncer de pele. Elas podem ter cores, formatos e tamanhos diferentes. No entanto, há uma grande categoria delas que é mais comum do que as outras: as manchas vermelhas na pele!

“As manchas vermelhas são muito comuns, pois podem surgir em qualquer processo inflamatório. Podem aparecer como eritemas, em diferentes formas, desde uma pancada até uma acne ou uma reação alérgica”, afirma a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista.

O que podem ser essas manchas vermelhas na pele? Quando se trata de manchas vermelhas, avermelhadas ou até descamativas, doenças crônicas costumam vir à mente, como a rosácea e a psoríase. No entanto, o mundo das manchas vermelhas é amplo e pode ser um sintoma de uma doença, como dengue ou zika, uma alergia ou dermatite.

  • Afinal, como as manchas se formam?

E quais são as causas mais comuns das manchas vermelhas na pele? “Acredito que entre as principais causas estão as dermatites, as inflamações de pele em geral”, aponta a Dra. Monalisa.

Diante de tantos diagnósticos possíveis, o ideal é sempre procurar um médico para entender exatamente o que está acontecendo e fazer o tratamento correto para a condição que você tem, sem erros.

  • Manchas: para cada caso, existe um tratamento específico

Tipos de manchas vermelhas na pele Aqui vamos apresentar alguns dos principais tipos de manchas vermelhas na pele e explicar um pouco mais sobre cada uma delas. Preparados?

Alergia De forma geral, a alergia é uma reação inflamatória a um determinado estímulo. Por exemplo, após a pele entrar em contato com uma substância específica, o organismo tem uma resposta inflamatória a ela, gerando vermelhidão, mas também coceira, inchaço, entre outras reações.

Vale lembrar que em casos graves, pode haver inchaço dos olhos, região da boca e até dificuldade para respirar. Nesses casos, é importante procurar ajuda médica imediatamente.

  • O que acontece ao interromper o tratamento de manchas?

Os tratamentos dependem do que está acontecendo com a sua pele e também da gravidade do caso. Por isso, o melhor caminho é sempre buscar um dermatologista ou alergologista.

Porém, segundo a Dra. Monalisa Nunes, os tratamentos principais incluem antialérgicos orais e pomadas à base de corticoide, que são prescritos por médicos.