Concordemos, a situação não é das mais agradáveis mesmo. Mas se você quer saber a razão científica pela qual os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas, então leia esta matéria até o final.
Vamos lá, como você já deve ter percebido, os cães passam boa parte do tempo com os seus focinhos inquietos explorando móveis e objetos quando estão em casa, ou o asfalto e as árvores quando vão passear na rua.
Isso acontece porque, diferentemente de nós, os cachorros têm um olfato apuradíssimo e é pelo odor das coisas que eles conseguem saber mais sobre o mundo ao redor. Para se ter uma ideia do quão potente é o focinho canino, o “nariz” dos cães tem em média 300 milhões de receptores, enquanto o meu e o seu têm aproximadamente seis milhões.
Então é por isso que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas?
Exatamente! Essa atitude “inconveniente” dos cães nada mais é do que uma tentativa de saber mais sobre os humanos. O nosso odor funciona para eles como um belo cartão de visita e, por isso, eles recorrem à nossa “fragrância” para poder nos conhecer e socializar.