A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição do sistema circulatório que ocorre quando uma veia ou artéria fica obstruída devido à formação de um trombo, que é composto por células e sangue coagulado.

Isso causa uma inflamação crônica nas paredes arteriais, o que impede o fluxo sanguíneo adequado e desencadeia outros sintomas que afetam negativamente a qualidade de vida.

Na maioria dos casos, a trombose ocorre nas extremidades inferiores, que também são propensas ao desenvolvimento de varizes desconfortáveis.

O surgimento da trombose está associado a uma diminuição da velocidade do fluxo sanguíneo, ao aumento da espessura do sangue e a alterações na qualidade das veias.

Em alguns casos, a condição pode se tornar uma embolia, quando o coágulo se desprende e viaja pela corrente sanguínea, podendo ficar preso no cérebro, pulmões ou outros órgãos vitais, causando graves lesões.

Este artigo da Universidade d’Angers (França) afirma que os sintomas comuns da trombose incluem dores na panturrilha que aumentam ao caminhar, edema tardio e aumento do calor local.

Embora muitos casos estejam relacionados a fatores genéticos, é comprovado que os hábitos de vida e o envelhecimento também podem levar ao desenvolvimento dessa condição.

Portanto, é importante que todos estejam cientes e adotem hábitos que possam diminuir o risco.

A seguir, compartilharemos cinco coisas que todos nós podemos fazer para evitar o desenvolvimento dessa perigosa doença.

Lembre-se de que, se você tiver problemas com hipertensão, obesidade ou qualquer doença cardiovascular, é muito importante que você consulte seu médico antes de adotar tratamentos naturais. Nossos conselhos são bons, mas não substituem as orientações de um especialista.

  1. Pratique atividade física

Uma das chaves principais para prevenir a trombose é a prática regular de atividade física. Esse hábito saudável não apenas ajuda a manter um peso equilibrado, mas também traz incríveis benefícios para o sistema cardiovascular e respiratório.

Isso é afirmado em um estudo realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhadas ou natação, são benéficas para obter um adequado fluxo sanguíneo.

Dedicar pelo menos 30 minutos por dia a uma rotina de exercícios ajudará a evitar a formação de trombos e varizes.

  1. Abandone o hábito de fumar

Os efeitos nocivos do cigarro impactam diretamente o sistema respiratório, mas também causam outras graves consequências em órgãos vitais para a saúde, como o coração.