Conhecer os sintomas de um AVC pode salvar vidas

Os ataques ou derrames cerebrais representam uma alarmante causa de morte entre a população mundial e são uma das principais causas de invalidez grave e prolongada em adultos. Por isso, é muito importante conhecer os sintomas de um AVC e encaminhar o paciente imediatamente ao hospital mais próximo.

Isso porque, se os sintomas forem identificados precocemente e o médico for consultado com urgência, será possível salvar a vida do paciente e evitar sequelas graves.

O que é um ataque ou derrame cerebral?

Um ataque cerebral, chamado de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorre quando uma região do cérebro deixa de receber sangue devido a algum problema em um vaso sanguíneo dentro do crânio. Os neurônios dessa região começam a morrer poucos minutos depois da interrupção do fluxo de sangue.

Se o paciente recebe atendimento médico entre 1 e 3 horas depois do início dos sintomas, existe uma chance de sobreviver e apresentar sequelas leves.

Caso não seja prontamente atendido, entretanto, o dano cerebral poderá ser grande e deixar o paciente incapaz, até mesmo dependente de outras pessoas. Por isso, é tão importante detectar esse tipo de ataque precocemente e consultar um médico imediatamente.

Existem basicamente dois tipos de AVC: