Parada Cardíaca – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber. Além disso, a Parada Cardíaca ocorre quando o coração bate tão rapidamente que treme em vez de bombear o sangue para o corpo e o cérebro. Se não for tratada, a Parada Cardíaca pode levar à morte em minutos.

Se você estiver em risco, um desfibrilador implantável pode tratar a Parada Cardíaca perigosamente rápida e fornecer proteção constante contra morte súbita. A falta de sangue para o coração pode causar danos graves ao músculo cardíaco e pode ser fatal.

Parada Cardíaca As Paradas Cardíacas podem ocorrer repentinamente, mesmo em pessoas que nunca tiveram problemas cardíacos evidentes, como resultado de várias alterações agudas que nem sempre são esclarecidas, ou como complicação de doenças graves e prolongadas.

Causas da Parada Cardíaca: A maioria das Paradas Cardíacas é causada por doença cardíaca coronária. A doença cardíaca coronária (DCC) ocorre quando as artérias coronárias (as artérias que fornecem sangue rico em oxigênio para o músculo cardíaco) se estreitam devido ao acúmulo gradual de material gorduroso em suas paredes.

Se um pedaço desse material gorduroso (ateroma) se rompe, pode causar a formação de um coágulo sanguíneo (bloqueio). Se o bloqueio ocorrer em uma artéria coronária e interromper o suprimento de sangue rico em oxigênio para o músculo cardíaco, isso resulta em uma Parada Cardíaca.

Você também pode ouvir uma Parada Cardíaca ser chamada de síndrome coronariana aguda, infarto do miocárdio (IM) ou trombose coronária. Outras causas menos comuns de Parada Cardíaca incluem dissecção espontânea da artéria coronária (DEAC), na qual uma ou mais artérias coronárias se rompem.

Sintomas da Parada Cardíaca: Os sintomas de uma Parada Cardíaca incluem:

  • Desconforto, pressão, peso ou dor no peito, braço ou abaixo do esterno
  • Desconforto irradiando para as costas, mandíbula, garganta ou braço
  • Sensação de plenitude, indigestão ou asfixia (pode se assemelhar a azia)
  • Náusea, vômito ou tontura
  • Fraqueza extrema, ansiedade ou falta de ar
  • Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares

Durante uma Parada Cardíaca, os sintomas duram 30 minutos ou mais e não são aliviados pelo repouso ou pelo uso de nitroglicerina sob a língua. Algumas pessoas têm uma Parada Cardíaca sem sintomas (um infarto do miocárdio “silencioso”). Um infarto silencioso pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é mais comum em pessoas com diabetes.

Tratamento da Parada Cardíaca: O tratamento da Parada Cardíaca é mais eficaz quando realizado precocemente. O período de tempo em que se obtêm os melhores resultados é nos primeiros quatro a seis minutos.

O tratamento consiste em duas fases: uma fase que envolve a manutenção da ventilação e circulação por meio de técnicas de primeiros socorros, que podem ser realizadas tanto pela assistência médica quanto por qualquer testemunha da Parada Cardíaca, caso ocorra fora do ambiente hospitalar; e outra fase que envolve vários procedimentos terapêuticos mais complexos, que só podem ser realizados pela assistência médica com os recursos adequados.