Eles tendem a se desenvolver de forma assintomática e desaparecem naturalmente. No entanto, é muito importante reconhecer os sintomas para poder tratá-los em caso de complicações. Como identificar cistos nos ovários?
Os cistos nos ovários são uma condição benigna nas mulheres. Embora não representem um perigo para a saúde, é ideal tratá-los a tempo para prevenir complicações futuras. Geralmente, essa condição ocorre entre a puberdade e a menopausa, sendo raro aparecer após a menopausa.
O que são cistos nos ovários? Um cisto ovariano é uma pequena bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou fora do ovário de uma mulher.
Esses cistos ocorrem durante o processo de ovulação, quando um pequeno folículo se forma em um dos ovários e se rompe quando o óvulo amadurece e está pronto para ser fertilizado.
PUBLICIDADE
Após a liberação do óvulo, a pequena bolsa ou saco se dissolve e desaparece naturalmente.
Mas se isso não acontecer, ou se o saco se encher depois que o óvulo já tiver sido liberado, é possível que se encha de líquido, aumente de tamanho e forme os cistos.
Quais são as causas dos cistos? As mulheres têm maior risco de desenvolver cistos se tiverem ciclos menstruais irregulares, se passarem por tratamentos de fertilidade, devido a desequilíbrios hormonais e também por fatores genéticos.
PUBLICIDADE
Recomendamos a leitura: 10 alimentos para melhorar a fertilidade