1. Chá de ginkgo biloba
O chá de Ginkgo biloba pode ser usado para combater a tontura ou a perda do equilíbrio causadas pela labirintite, pois esta planta melhora a circulação sanguínea dentro do ouvido, ajudando também a combater o zumbido.
Este chá pode ser tomado diariamente, mas é principalmente indicado em períodos de maior estresse ou quando as crises de labirintite são mais frequentes.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de Ginkgo biloba;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Ferver as folhas secas de Ginkgo biloba com a água durante 1 minuto. Deixar descansar por 5 minutos e beber de 3 a 4 xícaras por dia.
O chá de Ginkgo biloba não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com elevado risco de hemorragia ou com algum sangramento ativo.
2. Chá de gengibre
O chá de gengibre contém gingerol, chogaol e zingerona, que são substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajudam a aliviar a inflamação do ouvido diminuindo os sintomas de náusea e vômito causados pela labirintite.
Ingredientes
- 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodelas ou ralada;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Colocar a água para ferver junto com o gengibre e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.
Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.
3. Chá de alecrim
O chá de alecrim, preparado com a planta medicinal Rosmarinus officinalis, é rico em substâncias como ácido rosmarínico, ácido carnósico e óleos essenciais, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras, que ajudam a aliviar a tontura causada pela labirintite.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de folhas frescas de alecrim;
- 250 mL de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas de alecrim, à água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, deixar amornar e tomar de 3 a 4 vezes por dia.