Como saber se sua vagina está saudável? Embora dependa um pouco da idade da mulher, o órgão sexual feminino geralmente tem um pH ácido, contém quantidades ricas de bactérias benéficas que ajudam a evitar infecções e é naturalmente lubrificada. E ao contrário do que muitas mulheres podem pensar, vaginas saudáveis dificilmente deixarão a calcinha sempre seca.

As secreções são uma reação fisiológica natural para o descarte de células cervicais e vaginais. Um corrimento vaginal é considerado normal quando apresenta coloração clara ou esbranquiçada, parecida com clara de ovo, não possui cheiro forte, não provoca coceira ou ardência.

Normalmente, o pH vaginal é de cerca de 3,8 a 4,5, mas usar ducha higiênica para higienizá-la pode interferir nos níveis de pH da região, reduzindo a acidez e perturbando um bioma vaginal saudável – a composição bacteriana da sua vagina – e preparando o terreno para infecções bacterianas.

Confira outras dicas importantes de cuidados para a higiene íntima feminina:

– Higiene íntima não quer dizer higiene interna. A limpeza deve concentrar-se na região da vulva, sem ser direcionada para região interna da vagina.